Como contratar uma obra.

Não inicie uma obra sem:

a) A Licença de obra expedida pela Prefeitura;
b) A inscrição da obra no INSS;
c) A aprovação dos projetos de instalações nas concessionárias;
d) Registro de responsabilidade técnica (RRT) no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU);
e) Um responsável técnico pela obra inscrito no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ou no CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia).

Tipos de contratos para execução de uma obra:

1 Administração da obra O dono da obra é responsável pelas despesas com material, equipamento e mão de obra, porém com um profissional responsável pela:
 * Seleção, dimensionamento e controle da mão de obra;
 * Seleção, dimensionamento, compra e controle do material e equipamento;
 * Controle do fluxo de serviço, da qualidade e da produtividade.
Obs.: A administração de uma obra deverá ser realizada de preferência por um arquiteto ou um engenheiro civil, podendo ser feita por um técnico em edificações e como última opção um mestre de obra. A presença do técnico em edificações ou de um mestre de obra não dispensa a presença do responsável técnico pela obra que deverá ser um arquiteto ou um engenheiro civil.
2 Contratação de mão de Obra por diáriaMaterial, equipamento e mão de obra são de responsabilidade do dono da obra. O pagamento da mão de obra não está vinculado com a produtividade (se houver atraso o pagamento da mão de obra deverá ser garantida);
Obs: Necessita de uma boa administração da obra. 
3 Empreitada de mão de obraa) Material e equipamento:
     * De responsabilidade do dono da obra
b) Mão de obra:
     * De responsabilidade do empreiteiro;
     * Seu preço é fechado e vinculado a conclusão do serviço;
Obs: Cuidados deverão ser tomados com a qualidade da execução da obra, já que o lucro do empreiteiro está no preço pago pela mão de obra (a mão de obra pode ser de má qualidade) e na rapidez na entrega do serviço (o serviço pode ser de má qualidade).  Necessita de um bom controle e administração das compras. 
4 Empreitada GlobalMaterial, equipamento e mão de obra de responsabilidade do empreiteiro. Seu preço é fechado e vinculado a conclusão do serviço;
Obs: Cuidados deverão ser tomados com a qualidade da execução da obra, já que o lucro do empreiteiro está no preço pago pela mão de obra (a mão de obra pode ser de má qualidade), na compra do material (o material pode ser de má qualidade) e na rapidez na entrega do serviço (o serviço pode ser de má qualidade).  Necessita de acompanhamento do contratante. 
Página 6 de 7

Tópicos

  • O que preciso para construir?
  • Cuidados na compra do terreno.
  • Vamos falar de projeto?
  • Quadro de descrição dos tipos e fases do projeto.
  • Legalização antes da obra.
  • Como contratar uma obra.
  • Quem é quem em uma obra.